Brincacidade
PROPOSTA
Experimental
LOCALIZAÇÃO
Praça Raul Soares/ Belo Horizonte/MG
ANO
2024
A instalação artística “Brincacidade” foi montada temporariamente na Praça Raul Soares, em Belo Horizonte, como parte da edição de 2024 do Festival de Arte Urbana CURA. Inaugurada em 1936, a praça é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e destaca-se pela presença de edificações históricas de relevância arquitetônica, entre elas o icônico Edifício JK, de Oscar Niemeyer.
Pensada para incentivar a ocupação do espaço público por crianças e seus cuidadores — um público muitas vezes marginalizado nos grandes centros urbanos brasileiros — a instalação foi estrategicamente posicionada sobre o gramado da praça para preservar a calçada portuguesa, adornada com elementos marajoaras e art déco. “Brincacidade” propôs criar um espaço de brincadeiras lúdicas, focadas em atividades sensoriais e criativas.
A instalação estruturou-se em oito portais metálicos, permitindo a entrada por todos os lados e evocando as oito vias que convergem para a praça circular. A geometria instigante e as cores vibrantes dos portais foram projetadas para atrair a atenção dos passantes, convidando-os a explorar o interior da instalação.
Dentro da instalação, quatro totens em estrutura metálica, com tubos de PVC coloridos, incentivavam a brincadeira sensorial. Um elemento central em amarelo, do qual pendiam 1200 metros de cordas náuticas, completava o cenário. Esses elementos permitiam criar sons, imagens e formas, enviar mensagens, correr entre cordas suspensas e se engajar em interações físicas e analógicas.
Com essa estratégia projetual, “Brincacidade” configurou-se como um marco urbano temporário que atraiu um público diverso ao longo dos 11 dias do festival, tanto de dia quanto à noite. A instalação instigou a reflexão sobre a importância de espaços públicos voltados à infância e à convivência, ao mesmo tempo em que adicionou um toque de alegria ao cotidiano da cidade.
Ao proteger e valorizar a infância, a comunidade também fortalece sua capacidade de imaginar futuros. A liberdade de brincar possibilita refazer trajetos e explorar novas formas de coexistência no território urbano, que se revela não apenas como um espaço a ser ocupado, mas um campo de criação e reinvenção.
Ficha Técnica:
Autoria: Mutabile Arquitetura
Fotografia: @racarrieri (Rafael Carrieri), @bodolay (Tamás Bodolay), @cadu_passos_ (Cadu Passos), @leobhmg (Leonardo Barçante)
Fabricação da estrutura principal: Grupo Mapa @mapaplacas
Fabricação dos totens: Artes Cênica Produções
Produção: Bárbara Schall @barbaraschall
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais
Patrocínio Máster: Claro @clarobrasil
Patrocínio: Cemig @cemigenergia | UniBH @unibh, SECULT MG, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal
Realização: Agência Urbana de Arte @agenciaurbanadearte