




Este kit de habitação temporária poderia ser utilizado por qualquer país de clima quente como o Brasil, transportado em containers ou pequenos caminhões que seguiriam para as áreas atingidas e seriam montadas sem a necessidade de uma obra, havendo baixo impacto sobre o local escolhido para sua montagem.

Opera Prima
PROPOSTA
Arquitetura Efêmera
LOCALIZAÇÃO
Belo Horizonte/MG
ANO
2013




O projeto seguiu diretrizes internacionais de direitos humanos e criou um sistema leve, simples de montar, com possibilidade de expansão. A estrutura segue uma lógica de criação de unidades habitacionais de acordo com o número de integrantes de cada núcleo familiar e de áreas molhadas – vestiários e refeitórios – coletivas. A modulação, tanto das unidades quanto da cobertura, torna seu uso flexível e polivalente, possibilitando seu uso para outras atividades que envolvem estruturas temporárias. Algumas possibilidades vislumbradas são: feiras, eventos, congressos, campanhas de saúde e vacinação, campanhas itinerantes, apoio para pesquisas em sítios arqueológicos, entre outros.
Quase todas as peças que compõem o sistema construtivo são em PVC: tubos, lonas, divisórias, peças de encaixe, montantes. Algumas peças já existem no mercado, outras seriam produzidas sob medida por vacuum forming, visando sua produção industrial.



